domingo, 10 de outubro de 2010

Vamos falar de games!

Estava inspiradíssima esses dias, então resolvi escrever!

Alguém já tinha ouvido falar do jogo baseado no filme do Speed Racer, aquele live action mesmo, lançado para Playstation 2 e outras plataformas como Nintendo DS, Wii e pasme, N-Gage? Pois é, eu também não, até o dia que o achei a versão de PS2 acidentalmente na estante de uma livraria e acabei levando para casa.

O que me chamou a atenção logo do momento que liguei é que ele tinha a opção de linguagem em português brasileiro. Depois a memória me fez o favor de lembrar que a Petrobrás foi uma das patrocinadoras do filme, e isso inclusive vem ao caso depois.

A temporada de corrida começa depois do filme, e você tem a escolha de 3 personagens, Speed Racer, Trixie e Racer X. Cada um possui características diferentes, por exemplo, o Speed tem um handling superior e uma velocidade média, mas o Racer X tem uma velocidade final maior, mas um handling ruim. E também com 3 torneios. A medida que você ganha corridas e conhece outros jogadores, estes ficam disponíveis para você escolher. Inclusive uma das corredoras que ficam disponíveis depois é brasileira e um dos torneios se chama nada mais do que Petrobrás!

Como não podia faltar, todo carro é cheio de estripulias. Pulos não bastam apenas, agora você dá piruetas, mortais e tem até mesmo um modo de ataque chamado Car-Fu. A idéia é você pular em cima ou bater em seu adversário e ganhar pontos com o ataque.

Ao longo da corrida, você pode adquirir boosts, conseguidos através de boa pilotagem e pontos adquiridos no Car-Fu. Estes boosts podem ser usados em conjunto, aumentando o nível de velocidade e seu último nível é um tipo de transe que o piloto entra, lembrando até mesmo um episódio do desenho da década de 70, em que Speed se sentia entrando numa outra dimensão ao pilotar um carro rápido demais. Você também pode usar pontos de boost para consertar seu carro. E seguindo o estilo do F-Zero, você tem setas de turbos pela pista que aumentam sua velocidade por um curto período de tempo.

O interessante do in-game é que você monta aliança entre os corredores, então é como se fosse um sistema cooperativo dentro de torneios, já que o que Speed Racer mais teve em toda a sua carreira foi inimigos e suas vinganças malucas. Os aliados então controlados pelo PC ajudam você a se salvar de acidentes e a tirar os inimigos do seu caminho.

As pistas são loucas e multicoloridas, assim como retratadas no filme. E os loops e desafios até lembram as loucuras feitas em um antigo jogo de PC chamado Stunts! Inclusive seria ótimo se houvesse uma opção de construção de pistas.

Tirando em conta os menus não muito trabalhados e que qualquer alteração nas opções faz com que o sistema pare toda hora para salvar, o mapeamento de botões que não pode ser alteraodos e você tem que acelerar com o R2, o que é muito diferente dentro o estilo de corrida, o jogo tem muitos pontos positivos. Os gráficos são bons, e durante a corrida você tem diálogos dos outros corredores, fazendo outra ligação ótima com o desenho. A trilha sonora também leva uma boa pontuação e ela se torna um detalhe irreverente pois dentro de uma corrida, a música muda conforme os acontecimentos.

Nos finalmentes, Speed Racer é um jogo muito divertido, com várias referências ao desenho para os fãs mais hardcore. E para quem curte F-Zero, é um prato cheio e que pode ser aproveitado em diferentes sistemas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário